Reciclagem e reestruturação do velho para o novo são a ordem da vez

A hora e a vez da reciclagem! Faz cerca de 30 anos, que começou a surgir de forma geral, uma preocupação com o planeta em função do lixo acumulado pelos materiais descartados pelo ser humano. Plásticos, borrachas e vidros estão entre os materiais que mais demoram a se decompor gerando uma poluição mundial cada vez maior. Em função disso começou a surgir um movimento de pessoas que aproveitaram o ensejo para reaproveitar esses materiais em desuso, produzindo assim, novos produtos, muito mais baratos, economizando energia e preservando os recursos naturais e o meio ambiente. Com o passar do tempo a reciclagem foi ganhando força e atualmente é um dos assuntos mais discutidos no planeta, fazendo com que empresas, ONGs, comunidades e pessoas comuns, passassem a investir mais tempo nesse bem comum que é o de reaproveitar o que antes era descartado e jogado fora. Os benefícios da reciclagem são muitos, levando-se em consideração que cerca de 30% em peso do lixo gerado corresponde a materiais que poderiam ser reciclados. A natureza também agradece, pois alem de não haver mais tanto lixo descartado, muitas espécies de minerais e vegetais são poupados, como por exemplo, a pinus, pois uma tonelada de alumínio reciclado corresponde a 5 toneladas de bauxita, 54 árvores de pinus com altura média de 12 metros e diâmetro médio em torno de 12 centímetros.  O planeta também ganha na economia de energia visto que, no processo de fabricação do alumínio são economizados cerca de 20 vezes a energia convencional, do aço são 4 vezes mais economia e no papel, 2 vezes. Outro fator importante da reciclagem é a geração de empregos em um novo tipo de segmento, que é a indústria da reciclagem. Praticamente tudo pode ser reciclado como papel, plástico, metal, alumínio e vidro, mas não é só a reciclagem propriamente dita que está em alta, pois o reaproveitamento de materiais também gerou uma fantástica onda de idéias criativas e versáteis, onde objetos e materiais inutilizados passaram a servir com outra finalidade, como os paletes, os caixotes e carreteis que caíram no gosto popular e passaram a servir, de várias formas, como móveis. Com muita criatividade e uma dose de boa vontade, pessoas comuns iniciaram um processo de inovar com o velho, restaurando, pintando, transformando algo que não servia mais e um produto útil, apreciado e copiado por muitos. Abaixo selecionamos algumas dessas boas idéias que foram empregadas no reaproveitamento de materiais, confira:
Fotos: Reprodução.

Madeira de demolição, janelas e portas velhas, paletes, carreteis, moveis inutilizados e caixotes:






Vidros, garrafas e lampadas queimadas:





Tambor de maquina de lavar roupa:





Barril:



Latas:




Garrafas Pet e tampinhas:




Pneus:


Abaixo, mais algumas idéias criativas aproveitando materiais em desuso: 

INSTAGRAM @CASAMIDDAS | Confira todos os eventos em TEMPO REAL.